Como monetizar site, blog – Melhores Maneiras

Esta é a lista definitiva com maneiras de monetizar seu site ou blog mais utilizadas no mundo. Tanto quem pretende fazer quanto aqueles que já tem um website ou blog montados é importante saber as formas de ganhar dinheiro na internet.


monetização de siteAvise-nos se você conhece algum método de como monetizar site que não esteja listado aqui. Observe que formas de monetizar um site e ganhar mais dinheiro com o site não são a mesma coisa. Métodos para aumentar o seu tráfego ou a taxa de cliques irão ajudá-lo a ganhar mais dinheiro, mas não representam um método de monetizar site em si.

Monetizando seu site com PPC

PPC é a abreviação de Pay per click ( pagar pelo clique ). Google AdSense é a opção mais popular nesta categoria, mas há também outros. Basicamente você precisa se inscrever com uma rede PPC e colar alguns código no seu site. A rede irá veicular anúncios contextuais ( texto ou imagens ) que são relevantes para o conteúdo do seu site ou blog e você ganhará uma certa quantia de dinheiro por cada clique.

Monetização com CPM

Redes de publicidade CPM se parecem muito com redes PPC, exceto que você é pago de acordo com o número de impressões (page views) que os anúncios exibidos no seu site irão gerar. CPM significa Cost per Mille, e se refere ao custo por 1000 impressões. Um blog que gera 10000 page views mensais exibindo um banner publicitário com um CPM de R$ 1 vai ganhar R$ 10 mensais. Motetização por CPM tende a funcionar bem em sites com alto número de page views por visitante como por exemplo: fóruns, revistas digitais etc.

Ganhar dinheiro com venda direta de banner

Vender seu próprio espaço publicitário é um dos métodos mais lucrativos de se monetizar um site. Em primeiro lugar, porque permite que você corte o intermediário, determinando suas próprias comissões.

A desvantagem da venda direta de banners publicitários é que você precisa ter um grande público para conseguir anunciantes qualificados, e você terá de gastar tempo para gerir o processo de vendas e os pagamentos.

Ganhar dinheiro online com venda de links

Depois que o Google declarou que os sites que vendem links sem a tag nofollow seriam penalizados, este método de monetização tornou-se menos popular.

Apesar disso, muitos proprietários de site ainda o utilizam.

A vantagem deste método é que ele não é intrusivo. Pode-se vender links de texto diretamente através de seu site ou utilizar redes especializadas para automatizar o processo.

Programa de afiliados

Programa de afiliados é um método muito popular na Internet. Neste sistema você tem um comerciante que está disposto a deixar que outras pessoas (os afiliados) vendam, direta ou indiretamente, os seus produtos e serviços em troca de uma comissão. Às vezes, este tipo de publicidade é também chamado de CPA (custo por ação).

Associados podem enviar os clientes potenciais para o comerciante usando várias ferramentas, a partir de banners e links de texto.

Monetizar blog com anúncios no RSS feed

Com a rápida adoção da tecnologia RSS por milhões de usuários de internet, donos de websites estão começando a encontrar formas de rentabilizar este novo canal de distribuição de conteúdo. O adsense , por exemplo, permite que anúncios sejam colocados diretamente nos feeds do seu blog.

Cobrar pelo conteúdo especial

Alguns sites e blogs permitem que os usuários leiam parte do conteúdo de graça e cobram pelo acesso ao conteúdo especial e ferramentas exclusivas.

O site da Globo é um bom exemplo. Eles têm um site muito popular sobre um gama de tópicos relacionados a notícias etc. Os visitantes podem optar por se tornarem membros e ter acesso a guias, ferramentas e outros materiais exclusivos.

Ganhar dinheiro com Fórums

Embora a Internet esteja cheia de fóruns gratuitos, há também a possibilidade de criar um fórum privado onde os membros devem pagar uma taxa única ou recorrente para ter acesso. Obviamente, a fim de cobrar pela associação ao fórum, você precisa fornecer algo especial para os membros ( por exemplo, técnicas secretas, ferramentas, e assim por diante).

Ganhar dinheiro com doações

Colocar um botão de doação em um site pode ser uma maneira eficiente de ganhar dinheiro, especialmente se o seu blog está em um nicho onde os leitores aprendem algo de valor do seu conteúdo.

Blogs de ajuda pessoal , por exemplo, tendem a receber bastante dinheiro de doação dos usuários.

Pop-ups e Pop-unders

Pop-ups são uma forma comum embora irritantes de publicidade na Internet. Se você tem um site onde os visitantes não clicam mais nos anúncios, utilizar pop ups pode ser uma boa pedida.

Vender o site

Vender seu site pode ser seu último recurso, mas tem o potencial de gerar uma grande soma de dinheiro em um curto período de tempo. O parâmetro mais utilizado para determinar o valor de um site é o rendimento mensal que ele gera, multiplicado geralmente por 12 ( equivalente a um ano de rendimento ) ou 24 ( 2 anos ).




Tutoriais relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Share